Você está aqui: Página Inicial > home > Notícias > Codesp retoma dragagem de trechos do canal do Porto de Santos

Codesp retoma dragagem de trechos do canal do Porto de Santos

Publicada em 30.06.2016
por Assessoria de Comunicação Social última modificação: 30/06/2016 17h08

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) retomou na manhã desta quinta-feira (30/06) a dragagem de manutenção do canal de navegação do Porto de Santos. A draga Geopotes 15, que chegou ao Porto na véspera , desatracou do cais do armazém 33 e iniciou a dragagem pelo trecho 3, nos pontos determinados pela Codesp, para remover os sedimentos que motivaram a redução de calado pela Capitania dos Portos de São Paulo. O diretor-presidente, Alex Oliva, explica que será uma “dragagem cirúrgica nos locais apontados pela Codesp para se eliminar os pontos colocados pela Autoridade Marítima”.

Os serviços começam após a Codesp enviar à Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., responsável pela execução da dragagem, a batimetria ( medição da profundidade) e as matrizes, que consistem em um arquivo eletrônico da batimetria que orientará a equipe de bordo sobre os pontos a serem dragados. Os trabalhos devem se estender por um período de três meses, prazo em que se encerra o contrato, durante o qual devem ser dragados cerca de 940 mil m³ de sedimentos, com reforço maior nos trechos 3 e 4 do canal, que foram alvo de reduções do calado.

A retomada da dragagem nos trechos 2, 3 e 4 foi viabilizada através de aditivo contratual, assinado no último dia 07. Com a conclusão dos serviços, a expectativa é que o trecho do canal de navegação, que vai desde o Terminal de Pesca até a região da Alemoa, tenha sua profundidade de projeto restabelecida. A Codesp já está providenciando a continuidade desses serviços, após o término do contrato em andamento.


Assessoria de Comunicação Social da Codesp