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Helder Barbalho: “Queremos portos competitivos”

Ministro participa de inauguração de cais e novo prédio do Porto de Paranaguá

Publicada em 12.04.2016
por Assessoria de Comunicação Social última modificação: 12/04/2016 15h56

“Desejamos que os portos estejam cada vez mais adequados e modernizados para fazer frente às demandas do mercado”. A afirmação é do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, que na manhã desta terça-feira, 12/4, participou da inauguração de um novo cais e de um prédio administrativo do Porto de Paranaguá. “Queremos portos competitivos, capazes de ofertar operação a um custo menor, para que nosso produto seja comercializado de maneira mais competitiva no mercado internacional”, completou o ministro, ressaltando que 95% das exportações brasileiras escoam pelos portos.

Helder Barbalho também lembrou que no setor portuário não há crise: “Em 2015 ultrapassamos a fronteira de 1 bilhão de toneladas na movimentação de cargas, com uma média de crescimento anual que se aproxima de 4%”.

O ministro acrescentou que a relação próxima que a SEP mantém com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) resulta em conquistas para o porto, como a nova poligonal, abrindo horizonte para novos investimentos. “Nossa expectativa é que Paranaguá possa ter cada vez mais protagonismo. Para tal precisa se adequar à expectativa de demanda que aumenta a cada instante”.

Por isso a reforma do cais do Porto de Paranaguá é estratégica, uma vez que melhora a movimentação de cargas. O investimento de R$ 89 milhões feito pela APPA compreendeu o reforço da estrutura do cais, entre outros aprimoramentos.

Além das inaugurações, o ministro também participou de reunião com as autoridades portuárias de todo o país, incluindo os dirigentes das sete companhias docas. Esse encontro é realizado mensalmente, cada vez em um porto diferente. “Nosso objetivo é gerar um entrosamento entre as ações do o governo federal e das administrações dos portos, uniformizar estratégias e mostrar ao mercado nacional e internacional que o Brasil tem uma política portuária consolidada, que torna o país mais competitivo”.

 

 

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