Você está aqui: Página Inicial > home > Notícias > Helder Barbalho: “Vamos criar um exército de multiplicadores da prevenção contra o Aedes”

Helder Barbalho: “Vamos criar um exército de multiplicadores da prevenção contra o Aedes”

Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito contou com palestras e mutirões na Secretaria de Portos e em terminais em todo Brasil

Publicada em 11.03.2016
por Assessoria de Comunicação Social última modificação: 11/03/2016 16h44

Em mais um dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, alertou os funcionários do órgão sobre a importância da prevenção contra a proliferação do mosquito. “Na minha região, o Pará, a dengue é muito comum. Minha esposa já teve três vezes. É algo extremamente grave e nenhum de nós está imune, precisamos fazer a prevenção”, alertou o ministro em palestra interativa com aproximadamente 100 funcionários, realizada no auditório da SEP.

Helder Barbalho contou aos funcionários presentes à palestra que aprendeu sobre a importância da mobilização das pessoas para o combate ao mosquito, principalmente em áreas no entorno de possíveis focos. “Escolas, igrejas têm capilaridade extraordinária. Todos nós podemos fazer a nossa parte, 10 minutos por dia”, pediu o ministro aos funcionários. “Vamos criar um exército de multiplicadores da prevenção contra o Aedes”.

Após abrir o evento, o ministro e os funcionários assistiram a um vídeo informativo sobre as diferenças entre três das doenças transmitidas pelo Aedes: dengue, zika e chikungunya. E ouviram explicações sobre o ciclo de reprodução do mosquito e de como ele se adaptou às áreas urbanas ao longo dos anos, além de conhecer dados sobre o aumento acentuado nos últimos meses dos casos de microcefalia relacionados ao vírus zika.

Depois da palestra, Helder Barbalho respondeu, junto com os funcionários, a questionário online para testar os conhecimentos sobre o Aedes – um quiz – com oito perguntas elaboradas pelo Ministério da Saúde e disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O ciclo de palestras para os funcionários teve início há dois meses na SEP.

Ao longo da manhã os portos também fizeram sua parte na Mobilização Nacional, com palestras, mutirões e vistorias.

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Portos - SEP/PR
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
twitter.com/portosdobrasil
Fone: +55 (61) 3411 3702/3714