Você está aqui: Página Inicial > home > Notícias > Helder Barbalho fala a funcionários da SEP sobre combate ao Aedes aegypti

Helder Barbalho fala a funcionários da SEP sobre combate ao Aedes aegypti

Ações contra a disseminação do mosquito também acontecem nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Belém e Fortaleza

Publicada em 11.03.2016
por Assessoria de Comunicação Social última modificação: 11/03/2016 08h00

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, participa nesta sexta-feira, 11/03, em Brasília, da Mobilização Nacional contra o Aedes aegyti promovida pelo Governo Federal. Ele dá palestra às 9h sobre o combate ao mosquito transmissor de várias doenças, entre elas zika, dengue e chikungunya. Dirigida aos funcionários da Secretaria, a fala do ministro abordará as principais formas de prevenção e como os portos brasileiros estão se mobilizando no combate ao inseto.

Em seguida, dando prosseguimento ao evento de conscientização dos trabalhadores da SEP, a plateia assistirá a vídeo informativo sobre como combater os criadouros e a equipe de Gestão Ambiental, Saúde e Segurança da Secretaria promoverá uma palestra sobre algumas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e como as pessoas podem se proteger. Haverá também distribuição de material informativo com as características do mosquito e formas de prevenção.

O evento, para aproximadamente 80 pessoas, é mais uma ação dentro da mobilização nacional que ocorre nesta sexta-feira e não se restringe à sede da SEP: as Companhias Docas também realizam ações de intensificação do combate, que incluem palestras, distribuição de material informativo, vistoria das dependências, mutirão de limpeza, fumacê e verificação de possíveis criadouros.

Mobilização também nas Companhias Docas

A programação no Porto de Santos, o maior do país em movimentação de mercadoria, começa às 7h, horário de pico de entrada de funcionários. Será feita a distribuição de folhetos da campanha Zika Zero, do Governo Federal, nas portarias dos prédios da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A partir das 9h, presidente e diretores conversam com funcionários e entregam material de informativo, e agentes de controle e monitoramento fazem vistoria nas edificações. As ações acontecerão concomitantemente nas áreas arrendadas.

No Porto de Belém, às 9h, haverá palestra do coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Edivandro Mota Guimarães, com apresentação de vídeo informativo. Em seguida, equipes da Anvisa e da Companhia Docas do Pará (CDP) fiscalizam pontos críticos da região portuária e realizam panfletagem junto aos feirantes do mercado Ver-O-Peso, localizado no entorno do Porto.

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) promove mutirão de recolhimento de lixo e entulhos, capina e trabalho de conscientização nas áreas do Porto Público de Vitória e Capuaba. Haverá distribuição de folhetos aos portuários e visitantes. O trabalho será realizado pelas equipes das coordenações de Saúde e Segurança do Trabalho (Codsat) e Suprimentos e Serviços (Coserv) da Codesa, com apoio de técnicos da Anvisa.

Os funcionários da Companhia Docas do Rio de Janeiro e arrendatários também realizam mutirão de conscientização nesta sexta-feira, com ações que incluem a passagem de motos-fumacê pela região, a utilização de gaiolas-armadilha para captura de mosquitos e posterior análise na recém-inaugurada Estação de Monitoramento. 

No Ceará, a ação começa por volta das 7h30, com panfletagem junto aos caminhoneiros que se concentram na Praça Amigos da Marinha, para entrar no Porto de Fortaleza. Em seguida o coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Raimundo José de Oliveira, fará palestra sobre o combate ao mosquito para todos os funcionários. Junto com a Anvisa, a equipe do Núcleo de Apoio Portuário percorrerá a região distribuindo material informativo e realizando explanações. A ação educativa se estenderá por escolas que se localizam no entorno do porto. No final da manhã, haverá mutirão de entrega de aproximadamente 300 iscas confeccionadas em garrafas pet para a comunidade e os trabalhadores do porto.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Portos - SEP/PR
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
twitter.com/portosdobrasil
Fone: +55 (61) 3411 3702/3714