Você está aqui: Página Inicial > home > Notícias > Leilão de áreas portuárias é remarcado para 9 de junho, diz ministro

Leilão de áreas portuárias é remarcado para 9 de junho, diz ministro

Publicada em 05.04.2016
por Assessoria de Comunicação Social última modificação: 05/04/2016 14h12

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira (5/4) que os leilões das seis áreas para terminais portuários no Pará foram remarcados para o dia 9 de junho. Além disso, outros três editais, todos de terminais de passageiros, estão prontos para serem publicados: Recife, Natal e Fortaleza. No mês passado, em março, foi publicado o edital de licitação do Terminal de Passageiros de Salvador, que será leiloado em 24 de maio.

“Me nego a ficar catatônico diante do primeiro desafio”, afirmou o ministro durante palestra no painel de abertura da Feira Intermodal South America, em São Paulo. Se declarando um “otimista por natureza”, o ministro lembrou que nos últimos cinco meses a Secretaria de Portos autorizou cerca de R$ 8 bilhões de novos investimentos.

“Aqui muito se falou das dificuldades que estamos vivendo. Cabem a todos enfrentá-las e superar esse cenário”, exortou Helder Barbalho. “O setor logístico tem papel importante para que Brasil cresça e se desenvolva. O país, para ser competitivo, precisa de logística ágil e eficiente”. Ele ainda lembrou que há uma carteira de investimentos de R$ 51 bilhões só no setor portuário para enfrentar a previsão de crescimento da demanda até 2042, que deverá quase dobrar.

Helder Barbalho ressaltou ainda a importância da intermodalidade para tornar os investimentos em logística ainda mais atraentes, com rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, todos os modais operando integrados de maneira a desenvolver o escoamento dos produtos brasileiros. E concluiu: “O Brasil haverá de crescer e se desenvolver e este setor é fundamental para isso”.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Portos - SEP/PR
comunicacaosocial.sep@portosdobrasil.gov.br
twitter.com/portosdobrasil
facebook.com/portosdobrasil
Fone: +55 (61) 3411 3702/3714