Você está aqui: Página Inicial > home > Notícias > Ministro participa de divulgação dos números do Desempenho Aquaviário 2016

Ministro participa de divulgação dos números do Desempenho Aquaviário 2016

Evento apresentou estatísticas sobre os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, perfis e volumes de cargas movimentadas no País

Publicada em 20.02.1017
por Assessoria de Comunicação última modificação: 20/02/2017 18h13

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou, nesta quarta-feira (15), da divulgação do Desempenho do Setor Aquaviário em 2016. O evento realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) contou com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A solenidade aconteceu na sede da Fiesp, na capital paulista.

Foram apresentadas estatísticas da Antaq sobre os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, tipos de navegação, frota, perfis e volumes de cargas movimentadas no País. As autoridades portuárias de Santos (SP), Paranaguá (PR), Itaqui (MA), Pecém (CE) e Rio de Janeiro (RJ) também apresentaram um balanço de desempenho, ações de melhoria e oportunidades de investimento para o setor.

Para Quintella, a análise mais detalhada do setor aquaviário brasileiro é de grande importância, uma vez que traduz o objetivo do governo de dar transparência e divulgar dados possibilitando o planejamento de ações para a melhoria do setor. “Pelos portos e terminais brasileiros passam 90% do comércio de exportação e importação do País", destacou o ministro.

O diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski, afirmou que a Antaq é referência na produção e divulgação de dados estatísticos sobre o setor aquaviário nacional. “A Agência é uma das poucas no mundo a divulgar os números com rapidez. Os dados auxiliam desde a tomada de decisão de entes privados até a formulação de políticas públicas para o setor”, disse o diretor.

Ao lado do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o ministro também participou da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Ciesp e a Antaq. O objetivo do acordo é de estabelecer parcerias e projetos de ação conjunta na aérea portuária.

Para ter acesso aos números do Desempenho Aquaviário 2016, clique AQUI.

Fotos: Alberto Ruy - Ascom/MTPA (Veja mais no Flickr)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil