Você está aqui: Página Inicial > Belém Porto Futuro

Belém Porto Futuro

Projeto de Revitalização

por última modificação: 13/01/2017 10h46

No ano em que Belém completa 400 anos, a Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil devolve à população aquilo que ela mais precisa: espaço. É o Belém Porto Futuro, projeto de revitalização da região portuária. Nele, terão consultas públicas para que você, a comunidade, empresários, empreendedores e investidores mostrem suas ideias sobre o que deve estar presente no projeto. De farmácia a pista de jogging. De shopping a via expressa. Porque ser cada vez mais democrático também está no futuro de Belém.

Para saber quando e onde as consultas públicas acontecerão, acompanhe o site e as redes sociais da Secretaria de Portos. Se você tem uma boa ideia para o projeto Belém Porto Futuro, participe! Tanto aqui quanto lá faz toda diferença para que a cidade que temos hoje seja cada vez mais a cidade que todos queremos. O rio que viu a cidade nascer e crescer vai ver Belém renascer.

Mande sua ideia para: portofuturo@portosdobrasil.gov.br

Detalhes do projeto

O Belém Porto Futuro, lançado em 14 de abril de 2016, pretende transformar áreas portuárias com baixa ocupação em polo de desenvolvimento, por meio da recuperação da infraestrutura e da atração de investimentos e da oferta de serviços. A intenção é promover a integração do Porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Boston (Estados Unidos) e em Barcelona (Espanha).

O projeto será implantado em etapas. Iniciará pela elaboração do estudo preliminar, que vai analisar a vocação econômica da área e desenvolver todo o conceito do projeto. Essa fase deve durar três meses e custar R$ 3 milhões, recursos integralmente do Governo Federal. Duas empresas estão responsáveis por esse trabalho: Giovanini Lettieri Arquitetura e Geológica Consultoria Ambiental.

Em seguida, em um prazo de mais dois meses, serão realizadas consultas públicas para ouvir as sugestões da sociedade de Belém. E por fim será divulgado o estudo básico (projeto conceitual), que vai dar origem ao Processo de Manifestação Pública de Interesse (PMI). Nessa modalidade de licitação as empresas privadas são convidadas a apresentar propostas de reurbanização do espaço portuário. O melhor projeto será declarado vencedor.

A recuperação da infraestrutura deverá considerar as vocações ambientais e culturais de Belém para ser aceito. Por isso, serão feitos diversos estudos: ambiental, socioeconômico, viário, entre outros.

 

 

Eventos

23/06/2016
Oficina Participativa do Projeto Belém Porto Futuro: a realizar-se no dia 23/06/2016 às 9h00 no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - FAEPA, localizada à Trav. Dr. Moraes, n°21 - Edifício Palácio da Agricultura. Belém/PA
Telefone: (91) 4008-5300
CEP:
66035-080

Audiência Pública
10 de agosto de 2016, às 15h, no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - FAEPA, localizada à Trav. Dr. Moraes, n° 21 - Edifício Palácio da Agricultura, Belém - PA.
CEP: 66.035-080.
Telefone: (91) 4008-5300. 
>> Portaria Nº 278, de 28 de julho de 2016  

Audiência Pública
Dia 11 de janeiro de 2017, às 18h, na Associação Comercial do Pará, localizada na  Avenida Presidente Vargas, 158, Bairro Campina, Belém - PA
CEP: 66010-000
Telefone: (91) 3241.0434.